Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Publicações

Cabelos

Pode parecer estranho , mas o cabelo não tem nenhuma função vital para o corpo humano. Isto é, ele pode deixar de existir que nada afetará na vida das pessoas. Será que é isso mesmo? Provavelmente o cabelo é a parte do corpo humano que mais tem uma função emocional, levando às pessoas ao desespero quando começam a perdê-lo. Como qualquer outro assunto que não é muito estudado e divulgado há sobre os cabelos muitos mitos. Lavar todo dia estraga? Tingir enfraquece? A raiz demora 48 horas para secar? Se uma mulher grávida cortar seu cabelo ele começa a cair? Cai mais cabelo no outono? Vamos ouvir as dúvidas mais comuns sobre este assunto.
 

Pergunta 1 : É verdade que os cabelos caem mais após o parto?


Sim. A média de queda, por dia, é de 60 a 100 fios, dependendo da quantidade que a pessoa tiver. Mas, com a gravidez, os hormônios das mulheres modificam e fazem com que os cabelos fiquem mais bonitos, mais brilhantes e parem de cair nesta quantidade. Isto é, cai menos cabelo durante a gravidez. Estes fios que não caem durante os nove meses, caem quase que juntos após o 4°. mês de vida do bebê. Um mito que é crença popular é que é o momento em que o bebê começa a reconhecer a mãe! Nada disso. O que ocorre de fato é a volta ao normal dos hormônios e restabelecimento da queda natural. Ah! Os fios perdidos se recuperam, fique tranqüila.

Pergunta 2 : Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz?

Isso só ocorreria se nossa cabeça fosse um xaxim. É claro que não! Não entra água no couro cabeludo. Nós temos aproximadamente 5 milhões de pêlos no corpo todo.

Se a água entrasse em todos eles, imagina a situação! O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não para não tirar sua proteção natural. Pelo mesmo motivo a temperatura deve ser de 22 graus e o tempo sob a água deve ser de 3 minutos, no máximo. E você não deve dormir com os cabelos molhados para não se resfriar e também para que os cabelos não fiquem com aparência ruim.
 

Manchas na pele

Todos sonhamos com uma pele lisinha e sem manchas, mas na maioria das vezes isso não acontece. Porque a nossa pele mancha? E porque, especialmente no rosto, a parte mais visível! A cor da nossa pele é dado principalmente por uma proteína chamada melanina. Ela é um pigmento produzido por células chamadas melanocitos. Todos, brancos, negros ou amarelos temos o mesmo número dessas células. O que difere é o seu poder de produção de melanina, que é maior nos negros e menor nos brancos. Mas quando alguém aparece com manchas escuras no rosto sempre vem a dúvida? Será que é mancha de gravidez? Ou é devido o problema no fígado? Vamos às dúvidas?

Pergunta 1 : É verdade que limão mancha a pele?

É verdade! As frutas cítricas, especialmente o limão provocam na pele um processo chamado fitofotodermatose, que é a reação química que ocorre quando o limão, que pode ser em forma de suco ou na própria caipirinha, entra em contato com a nossa pele, sob o sol. Sabe aquela situação onde você, na praia, de biquíni ou de sunga, vai preparar a caipirinha, na pia, ao lado da janela? Mas eu lavei as mãos depois que terminei. E os pingos que ficaram na barriga? E os lábios, que experimentaram tão boa bebida? O jeito é não utilizar limão ou derivados sob o sol. Proteja-se e os problemas não ocorrerão.

Pergunta 2 : Quando a grávida mancha o rosto é um problema da gravidez ou do fígado?

Nem um, nem outro. O melasma ou cloasma, que é o nome científico daquelas manchas escuras na face das mulheres está relacionado aos seus hormônios e ao sol. É claro que durante a gravidez é mais fácil ter uma alteração hormonal, mas há mulheres que nunca ficaram grávidas ou que nunca tomaram pílulas e que tem manchas. O problema é que os hormônios estimulam os melanócitos e estes produzem uma quantidade exagerada de pigmento que, quando estimulados pelo sol ficam com aquela cor acastanhada.
O que fazer? Usar produtos chamados despigmentantes e sempre, mas sempre mesmo, usar um filtro solar potente.
Quanto ao fígado coitado, só entrou numa estória por conta da crendice popular. Ele não tem nada a ver com manchas na pele.

Estrias

Antigamente só as moças se preocuparam com estrias pois quase nenhum homem as possuía. Hoje já temos um grande número de rapazes preocupados com este problema.
As estrias são aquelas marcas que parecem linhas que se localizam principalmente nas costas, coxas, barriga e nos seios. Podem começar na adolescência, mas é durante a gravidez que elas ficam mais evidentes. É uma destruição das fibras de sustentação da pele a nível da derme, que é a camada intermediária destaque é o maior do nosso corpo.

Pergunta 1 : Musculação dá estrias?

Sim , pode dar. Na musculação muitas vezes o que se busca é um aumento da massa muscular, e de preferência, bem rápido. Quando isso ocorre, isto é o crescimento do músculo é muito rápido, a pele que o recobre não acompanha a sua velocidade levando ao aparecimento das estrias. O mesmo processo ocorre na gravidez com os seios e a barriga.
Uma maneira de evitar esta desgraça é aplicar um hidratante de boa qualidade 2 vezes ao dia no corpo todo. Pode não evitar totalmente, mas vai amenizar bastante o estrago.

Pergunta 2 : Estrias tem tratamento?

Muito tem se falado sobre tratamentos de estrias. O ideal é evitá-los, mas há momentos onde isso é impossível. Como impedir o crescimento do adolescente por exemplo. Quando a estria surgir é importante não esperar para tentar trata-Ia. Hoje dispomos de produtos que amenizam a aparência das estrias e podemos utilizar até o laser para sua melhora.
Ah! Importante é lembrar que não é porque você coçou aquela parte do corpo que apareceu a estria.
É porque a estria quando aparece coça um pouquinho.

Acne

Já se foi o tempo onde a vovó dizia que não precisava se preocupar com as espinhas, pois " quando casar sara". A acne hoje é bem conhecida dos profissionais de saúde e conhecem como ela aparece e como fazer para combateIa. Ela é uma afecção das glândulas sebáceas, estruturas feitas para produzir o selo, elemento de proteção da nossa pele. Quando ocorre um aumento da produção do sebo, seguido de um processo infeccioso, ponto, estamos diante da temida "espinha".

Pergunta 1 : Comer chocolate dá espinha?

Não! Este talvez seja o mito mais comum das doenças da pele. É claro que uma pessoa que tem acne pode piorar com comidas muito oleosas ou calóricas.mas a acne não tem relação com alimentação. É um processo de estímulo hormonal das glândulas e por isto nenhuma dieta vai melhorar a acne. O importante é manter a pele limpa, usar produtos adequados para o tratamento das espinhas e recorrem ao médico quando o quadro for mais grave, pois hoje há medicamentos que quando usados adequadamente levam ao total desaparecimento da acne.

Pergunta 2 : Masturbação dá acne ?

Este é outro mito associado talvez a idade em que a acne aparece mais que é a adolescência.
Obviamente não tem nenhuma relação. A acne é uma intercorrëncia associada a alterações hormonais normais da idade mas que deve ser tratada desde o início para não deixar cicatrizes que vão ser muito mais difíceis de tratar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

voltar

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados