Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia
Dermatologista - Clínica Denise Steiner - Dermatologia

:: Publicações

O inverno é o melhor momento para tratar

1 - O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.

2- O que pode ser feito para evitar o aparecimento da celulite? Desde que idade devemos nos preocupar com a prevenção?

Devemos nos preocupar com a prevenção a partir principalmente da puberdade, porque até esta fase são poucos estímulos que irão favorecer a celulite. Logicamente aquelas pessoas com maior tendência familiar deverão ter maiores cuidados, principalmente relacionados a manter o peso, a ter uma dieta equilibrada, a beber muito líquido com que não haja retenção deste, a ingestão de sal deve ser pequena justamente para não reter maior ainda quantidade de líquido, devem ser ajustados e avaliados os fatores hormonais, qualquer disfunção hormonal deve ser tratada, e além disso a pessoa deve também fazer exercícios físicos regulares e moderados de acordo com as suas possibilidade. A palavra chave na prevenção da celulite é equilíbrio.

3 - Homens também sofrem com o problema? É comum?

Na realidade os homens tem muito menos tendência a apresentar celulite, principalmente devido a menor quantidade de hormônios femininos que eles possuem e que então não favorecem tanto as características de retenção de líquido e dificuldade de metabolização das células gordurosas. Vale a mesma regra quando os homens apresentarem coxas um pouco mais femininas, terá maior tendência para a formação de celulite e vice versa. Celulite não é gordura, mas obviamente também indivíduos mais obesos masculinos terão mais chance de apresentar a celulite. A celulite é bem menos comum nos homens do que nas mulheres regra geral.

4 - O que fazer para diminuir a celulite quando ela já existe?

É bom lembrar sempre que é mais importante haver prevenção, haver cuidados que possam prevenir, evitar a celulite do que tratá-la, uma vez instalada ela sempre é difícil no seu tratamento. Logicamente este tratamento e também o resultado vai depender essencialmente do grau. Quando a celulite existe, o melhor é o tratamento, existem vários e a gente irá especificar alguns.

5 - Quais os melhores tratamentos? Pode desaparecer totalmente? Quanto pode melhorar? A idade da pessoa interfere na dificuldade em se livrar da celulite?

Existem vários tratamentos, dificilmente a celulite some totalmente, a idade sempre interfere, também o grau e o tempo que a celulite já durou. Graus mais iniciais e tempos mais curtos, pessoas mais jovens tem melhor resposta ao tratamento, graus mais avançados com nódulos, depressões, grande extensão em pessoas mais velhas que apresentarem essa celulite há muito tempo vão ter mais dificuldade em ter resultados mais satisfatórios. O tratamento sempre vai depender do grau, da idade, do tipo de manifestação que se apresenta com mais intensidade daquela celulite, por exemplo, mais gordura localizada, mais retenção de líquido, sendo que cada caso  é analisado individualmente e cada caso terá seu tratamento. Para tratar a celulite podem ser utilizados a mesoterapia, a eletrolipoforese, a hidrolipoclasia, além de massagem manual ou com aparelho que é chamada drenagem linfática, que é uma massagem que ajuda a não haver tanta retenção de líquido e é feita delicadamente fazendo-se pressão no trajeto dos vasos linfáticos. É uma massagem delicada, especial que não tem relação com a massagem convencional. Também não é possível se falar em melhores tratamentos, todos são igualmente bons, depende da indicação. Em geral na celulite não se utiliza só um tratamento a não ser em casos muito iniciais mas a grande maioria necessita de associações.

6 - Quais os novos tratamentos? Existe uma idade limite para serem feitos?

Existe a mesoterapia. A mesoterapia é um tratamento que propõe a aplicação intradérmica de substâncias que estão normalmente associadas entre si, é feito uma "melange", onde se misturam substâncias ativas para a celulite, que podem ser liporedutoras, que são remédios que agem fazendo com que a gordura metabolize mais, podem ser usados também medicamentos que melhoram a irrigação local. Podem ser utilizados outros medicamentos que melhoram a flacidez. Depois de juntos, havendo a compatibilidade entre eles, são aplicados na derme em pequenas quantidades e em muitos pontos. O médico deve saber a técnica adequadamente e tem que ser realizada por médico, uma vez que você está utilizando tanto medicamento como picaduras, ou seja, injeções. Existe a eletrolipoforese que é a passagem de uma corrente pela pele, na verdade ela pode ser feita em placas ou com agulhas colocadas na pele, essa corrente tem uma função anti-inflamatória, de melhoria da irrigação e também da estimulação da lipólise, ou seja, da metabolização da gordura. Utiliza-se também a técnica da hidrolipoclasia que é mais para gordura localizada. Nesta técnica injéta-se soro no local a ser tratado geralmente culote, e depois se passa o ultrassom. A afinidade do ultrassom da onda eletromagnética do ultrassom pelo local umedecido vai fazer com que haja uma explosão das células gordurosas e das fotículas de soro, na verdade é um tratamento que propõe a destruição do tecido gorduroso. Todas as técnicas ou qualquer tipo de medicamento devem ser realizadas pelo médico. Existem também hoje em dia a indermologia que na verdade é realizada por um aparelho que faz um tipo de massagem muito especial com rolos e com sucção, e na verdade ele propõe uma manipulação da área com nódulos e com mais fibrose constante e tem que se fazer na verdade várias e várias sessões para que haja então uma melhoria da irrigação e uma reestruturação daquele tecido.

7 - Só a prática de exercícios garante o não aparecimento da celulite?

Absolutamente. Infelizmente fatores hereditários, fatores relacionados ao tipo de corpo e as tendências das influências hormonais não são controladas totalmente por exercícios, é muito melhor que se faça exercícios mas não é o suficiente.

8 - Qual o melhor exercício para evitar e para amenizar seu aparecimento?

Na realidade podem ser realizados vários tipos de exercício, quando houver perda de caloria, na verdade exercícios aeróbicos podem ser realizados. Não existe o melhor exercício, sendo que podem ser feitos, como eu disse, exercícios localizados se houver uma importância maior de uma área concentrada, ou também exercícios genéricos como natação, hidroginástica, caminhar. Na verdade tudo é importante para que se mantenha um equilíbrio, para que a irrigação melhore e havendo uma melhora do indivíduo como um todo.

9 - A alimentação tem grande influência?

A alimentação é básica. Se o indivíduo tiver uma alimentação muito desequilibrada é pior no caso da celulite principalmente se ela for hipercalórica, se houver um tratamento para celulite e o indivíduo engorda também é muito pior porque embora a celulite não seja gordura, a célula gordurosa está altamente envolvida com o processo e quanto maior acúmulo de gordura, pior. A alimentação deve ser equilibrada, abusando de frutas, verduras, alimentos não muito calóricos, pouca gordura, pouco carboidrato e de preferência que a pessoa perca um pouco de peso.

10 - O que deve ser evitado no dia-a-dia (pílula anticoncepcional, cigarro, frituras, álcool, etc)?

Como eu disse a palavra chave no tratamento da celulite é o equilíbrio, um fator só não é mais importante, mas sim um conjunto deles. Se puder ser evitada a pílula anticoncepcional melhor, porque ela traz uma influência hormonal que na realidade pesa na celulite porque os hormônios femininos predispõem a retenção de líquido que é um dos problemas relacionados a celulite, então na realidade a pílula anticoncepcional agiria dessa forma. Existem pessoas menos sensíveis outras mais sensíveis, como eu disse cada caso é um caso. O fumo se possível deve ser evitado, mas como uma questão de saúde geral, o fumo interfere a longo prazo em vários órgãos podendo predispor ao infarte do homiocarde, o câncer do pulmão, etc... Na pele o cigarro causa alteração da circulação periférica, deixando os vasinhos mais superficial da derme, mesmo até a hipoderme, com uma tendência para a formação de placas dificultando a circulação. O álcool também deve ser evitado dentro do possível na idéia de um equilíbrio na alimentação, ele é calórico e na verdade favorece a pessoa a engordar, além de ir a longo prazo agredindo o fígado.

11 - O que deve ser feito diariamente (tomar bastante água, fazer massagens, etc)?

Diariamente como já foi dito, deve-se ter uma alimentação equilibrada, se tomar muito líquido sem açúcar, diminuir o sal, se for possível algum tipo de massagem ajuda, mas a massagem específica para o tratamento de celulite é a drenagem linfática, que deve ser feita por profissionais especializados, e deve ser feito diariamente exercícios físicos adequados e moderados de preferência também com a orientação de um especialista na área.

12 - É verdade que refrigerante causa celulite?

Não. Não é verdade que refrigerante causa celulite como pudemos ver todas as perguntas, a celulite não é um acontecimento de única causa, existem vários fatores, mas certamente não é o refrigerante, isso é um mito, e na realidade a pessoa deve diminuir a ingestão do mesmo por não ser nutritivo e por ajudar a engordar.

13 - Em que idade pode começar a aparecer?

A celulite geralmente pode começar a aparecer logo após a puberdade.

14 - Qual a alimentação adequada para quem tem o problema? Qual a porcentagem da população que apresenta este problema? Que mulheres tem maior tendência a celulite (brancas, negras, orientais ou de um país em especial)?

A alimentação adequada para quem tem o problema é uma alimentação equilibrada a base de frutas, verduras, muito líquido, pouco sal, pouca gordura, pouca fritura, enfim que tenha todas as vitaminas, os oligoelementos e que não engorde. O percentual do problema na população é alto, principalmente nas mulheres chega a atingir um patamar de 90% em alguma fase da vida e está especificamente relacionado ao hormônio feminino e ao tipo de corpo, receptores e predisposição. Como eu já disse, em geral a mulher brasileira por exemplo que é mais arrendondada, curvilínea, coxas mais grossas, mais nádega, tem uma tendência maior a ter celulite, a reter líquido. As americanas do Norte, EUA, já temos menos tendência. Os negros em geral tem menos tendência em determinadas épocas, mas a mulher negra tem uma tendência a engordar mais em fases mais tardias e talvez daí sim apresentar celulite. As orientais tem um pouco de menos tendência do que as brancas.

15 - É um problema apenas estético ou de saúde?

Na realidade é um problema duplo, estético obviamente porque a aparência da celulite é muito ruim e também de saúde pois há uma piora substancias na troca, na irrigação desse tecido, há também um dolorimento, há formação de caroços, configurando uma alteração de doença nesse tecido.

16 - Têm aparecido mais cedo (as adolescentes de hoje tem mais celulite)? O que pode ter causado isto?

Essas são perguntas sem resposta, aparentemente a adolescente tem mais, não há trabalhos estatísticos sérios comprovando isso, mas essa é a impressão que se tem  em todo o grupo de pessoas que atendem a queixa de celulite, talvez sejam questões relacionadas a vida moderna, tanto ligadas a alimentação, como vida mais sedentária e vários fatores que ainda não estão elucitados totalmente.

17 - Os cremes anti celulite e redutores funcionam? Qual a periodicidade em que devem ser usados? Em quanto tempo pode-se ver os primeiros resultados? Devem ser associados a outros tratamentos? Existe contra indicação?

Os cremes anti celulite, redutores podem eventualmente dar uma pequena ajuda no tratamento da celulite, depende do creme, de seu princípios ativos e depende também do grau de celulite. Casos mais iniciais podem ser beneficiar mais. Os cremes anti celulite devem ser avaliados de preferência por um especialista para se saber se eles tem liporedutores, tem substâncias que realmente vão agir em algum ponto da celulite, mas há sempre o problema da absorção, da penetração, etc.. dificultando então o resultado final. Não há a priori uma contra indicação, a não ser que a pessoa que esteja usando um creme que não tenha a menor idéia do que a presente, e que ela apresente qualquer tipo de reação insatisfatória, avermelhamento, coceira, etc... Insistindo é melhor que haja a indicação de um especialista, de um creme especial, a periodicidade normalmente é de uma a duas vezes por dia.

18 - Dicas de pequenos cuidados diários que podem fazer a diferença a longo prazo.

Eu acho que tudo já foi dito, as dicas seriam relacionadas a ter uma alimentação adequada, principalmente tentar não engordar e não favorecer a distensão do tecido, principalmente em épocas de transição hormonal que é justamente o período da puberdade, então a alimentação equilibrada, controlada, com frutas e verduras, muita água, pouco sal, poucos alimentos que não tragam nenhuma ajuda e que sejam hipercalóricos, exercícios constantes moderados, adequados ao tipo de corpo e ao tipo de pessoa e também na verdade observação do que está acontecendo ao primeiro sinal de uma alteração mais visível procurar um especialista.

 

 

 

 

 

 

voltar

2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados
2004 © - Dermatologia - Dra. Denise Steiner - Dermatologista - Todos os direitos reservados